Era um regresso há muito ansiado após dois anos de pausa, por conta da pandemia. A 25ª edição da Expocosmética juntou 160 expositores para dar a conhecer as novidades e as tendências que vão marcar o setor.
Foram três dias em que as atenções estiveram totalmente voltadas para o setor da beleza em Portugal. A celebrar 25 edições, a Expocosmética – Feira Internacional de Estética, Cosmética e Cabelo reuniu cerca de 30 mil visitantes, dos quais quase 1.160 estrangeiros oriundos de Espanha, Brasil, França, Itália, Polónia, Paraguai Suíça e Ucrânia.
Reafirmando-se como a maior feira de beleza da Península Ibérica, o evento acolheu 160 expositores, com especial destaque para as marcas e empresas que revelaram a preocupação crescente com a missão sustentável – desde o processo de produção e formulação de produtos aos rituais de beleza individuais. A reflexão sobre temas que estão a ditar um novo rumo para indústria teve lugar, ainda, na 2ª edição do Congresso Nacional de Estética, Beleza e Saúde, onde o envelhecimento, a nutrição estética e ligação da beleza à saúde e bem-estar foram debatidos com a ajuda de especialistas prestigiados do setor.
A par das palestras e das apresentações das marcas, houve espaço para masterclasses de maquilhagens com dois nomes portugueses, já bem reconhecidos no panorama de beleza internacional: Paulo Almeida, diretor de formação da MAC Cosmetics na Europa, e Ricardo Pedro, pro visual artist também responsável pela produção desenvolvida para a campanha da 25ª edição da Expocosmética. A agenda do evento contou também com vários shows de cabelos promovido por diversas marcas com destaque para o show oficial da Expocosmética Gold Naked by Associação Cabeleireiros de Portugal.
O evento voltou a posicionar-se como ponte de contacto entre os profissionais do setor da beleza. Segundo Amélia Estevão, diretora do evento, “o entusiasmo tanto de expositores como de visitantes neste regresso ao contacto presencial foi uma validação de que os eventos continuam a ser uma plataforma privilegiada de ativação de marca e de potencialização de negócios”.
O certame promoveu ainda vários concursos e campeonatos para distinguir a arte e os novos talentos dos profissionais do setor. A 2ª edição dos Beauty Awards premiou as empresas e profissionais, cujos produtos estiveram em exposição permanente no evento, de acordo com as seguintes cinco categorias: “Love Yourself”, produtos de maquilhagem que realçam a beleza natural (Vencedores: a Watertone, a nova base aperfeiçoadora de pele da Make Up Forever e a Caixa de pestanas Premium Collection da beLASHpro); “Fun Beauty”, produtos inspirados na nova geração de consumidores e que colocam a diversão em torno da beleza (Vencedores: a categoria foi liderada pela Inoeh Care com três produtos distintos – Pincel Round Paiting Essentials, Easy & Perfect – gel de construção e Pincel 3D Nylon Essentials); “Back to Essentials”, produtos de cabelo com foco na sustentabilidade (Vencedores: Decode Zero Cure, Éclat e Dénuée da marca espanhola líder Montibello); “Flash Beauty”, equipamentos ou técnicas que produzem um efeito de beleza instantânea (Vencedores: ICOONE da Sorisa, LPG Cellu M6 Alliance e Sistema Proionic de INDIBA da SLYOU).
Seguiu-se o Campeonato Internacional das Unhas em Portugal, a mais prestigiada competição internacional de unhas, promovido pela Nailympion Portugal, que deu a oportunidade a iniciantes e profissionais de revelarem e colocarem à prova as suas capacidades técnicas. Foram atribuídos os seguintes troféus: Winner of Winners (Divisões: First Timer, 1, 2 e 3); Nail Art Champion (Divisões: 1, 2 e 3); Grand Champion; Team Trophy.
Na área de cabelos, o evento ficou marcado pelas distinções atribuídas aos profissionais que participaram no 7º Campeonato Nacional Cabeleireiro. Em destaque na maior competição de barbeiros e cabeleireiros da Península Ibérica, promovida pelo Centro Artístico e Cultural dos Cabeleireiros de Portugal, estiveram a inovação e criatividade comprovadas de Elizabeth González e André Pinto, que arrecadaram três prémios individuais.
Já na final do Challenge CACP Barber Shop, foi reconhecido o talento de Pedro Barato, considerado campeão master challenge, acompanhado no pódio pelos vencedores das restantes categorias: Filipa Silva, na categoria de corte de cabelo, Francisco Ferreira, campeão de barba, Israel Costa, campeão em hair design, e Thiago Silva, campeão na área de styling.
Mais informação sobre a Expocosmética em: http://expocosmetica.exponor.pt
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